Google Developer Day Brasil

No dia 29 de Outubro aconteceu em São Paulo a quarta edição do Google Developer Day Brasil. Evento patrocinado pela Google para promover, discutir, apresentar e obviamente evangelizar os desenvolvedores.

(Foto: Laura Brentano/G1)

O foco é nos produtos principais e lançamentos, mas como a internet não é feita de uma coisa só, acabam que muitos assuntos são tratados tais como o que outras empresas tem feito, novidades tecnológicas e outros temas.

Esse ano o foco principal do evento foi no Android, o sistema operacional para celulares da Google.

Logo no início da apresentação, foi divulgado que já existem mais usuarios acessando a internet via mobile que em computadores desktop. Isso realmente me espantou pois aqui no Brasil, acesso via internet móvel ainda é cara e de péssima qualidade.

Outro número que me surpreendeu também foi a quantidade espantosa de 100 mil aplicativos na loja do android, sendo aproximadamente 60% desses aplicativos gratuitos.

Me lembro que na época da divulgação que o Google iria lançar um sistema operacional para celulares, muitas pessoas questionaram e achavam que seria melhor se ela lançasse um para desktops. Eu discordei. Pra mim é muito mais difícil você quebrar um mercado consolidado como o de sistemas operacionais para desktop do que entrar em um que estava apenas começando. Outro ponto também é que a tendencia é que cada vez menos pessoas tenham computadores para apenas acessar a internet e é natural que o dispositivo escolhido pra isso seja o celular.

Os números provam bem que o Google acertou em cheio quando resolveu investir nisso.

As palestras sobre Android passaram por muitas coisas técnicas bem importantes como dar muita atenção a interface e ao entregar um aplicativo na market, ter certeza que ele está o mais polido e correto possível. A market do Android possui sistemas de avaliações e comentários dos usuários e uma vez q seu aplicativo foi distribuido com bugs, travamentos e erros graves, pode ter certeza que os que testaram vão divulgar isso e seu aplicativo será desestimulado a ser baixado. Se seu aplicativo for pago, ai a atenção tem que ser triplicada, por menor que seja o valor dele.

Alguns outros temas foram debatidos também. Algumas palestras que vi apresentavam o Google App Engine e o Google App Engine for Business. Esses sistemas permitem que seu aplicativo possa rodar em nuvem, livrando as empresas dos custos de montar e manter uma infra estrutura de datacenter, ou contratar uma. Além de oferecer maior poder de escala e alcance global do aplicativo.

É muito bom para sistemas internos como intranets mas também é uma solução bem prática para host de jogos e aplicativos do Orkut ou Facebook. Um desses exemplos é o Buddypoke que utiliza esse serviço.

Um dos anúncios legais foi que os aplicativos de Orkut poderão utilizar o sistema do Jambool para controlar pagamentos e moeda virtual. Esse sistema já está preparado para atender o público nacional inclusive com suporte a boleto bancário, facilitando pra quem quer ganhar uma grana com jogos e aplicativos do Orkut.

Docinho Chromado

O evento foi no WTC em São Paulo, que fica na marginal Pinheiros, chegar lá é fácil, achar o prédio e suas entradas já não é tão simples, principalmente para quem vai de carro. Além de um pouco confuso ainda tem que deixar alguns reais para o estacionamento.

A organização do evento é muito boa, mesmo em situações mais críticas como coffebreak e almoço tudo ocorreu muito bem sem muitas filas ou nada que possa ser considerado abusivo. Comparando com ano passado, esse ano foi até bem mais tranquilo.

Algumas pessoas reclamaram da lotação das salas. Isso eu acho complicado pois o evento contou com aproximadamente 1000 convidados seria impossível preprarar uma estrutura capaz de comportar todas as mil pessoas em um evento, infelizmente nos eventos que aconteciam em paralelo algumas pessoas tiveram que optar por ver outra palestra pois a sala já estava cheia, e era comum algumas pessoas assistirem sentadas no chão ou em pé.

Gosto de iniciativas como essas, da pra conhecer um pouco melhor a empresa e o que ela oferece. Acharia bem interessante se tivessem esses eventos de todas as grandes companhias.