Recentemente foi atualizados o blog e as ferramentas para um novo formato de imagem que está sendo desenvolvido pela Microsoft.
Batizado de HD Photo, esse novo formato promete maior qualidade e menores tamanhos em formatos de alta resolução para fotos.
No Blog, podemos ver varios testes comparativos e algumas demonstrações, também tem disponível uma versão de teste de um plug-in para o Photoshop, para salvar e ler os arquivos.
Eu instalei ele e fiz alguns testes.
Primeiro testei com imagens com tamanhos normais. O resultado não foi muito satisfatório, mas esse formato é específico para formatos de alta resolução, e nesse caso ele da show.
As imagens ficaram bem menores, coisa de redução de 40% no tamanho final do arquivo sem comprometer a qualidade em testes comparativos com JPG – Formato mas popular e que possui uma boa taxa de compressão.
A má notícia é que inicialmente os planos para utilização desse formato é que ele seja comercial, ou seja, quem quiser usar, tem que comprar a licença do software.
Seria interessante que grandes empresas comprassem ou se associassem com a Microsoft para incorporar isso em seus softwares, câmeras digitais e etc, dessa forma o formato se populariza e quem sabe vira padrão. Imagine a possibilidade de seu cartão de memória caberem 40% a mais de fotos, somente com essa troca de software.
Outro contra é que por ser um aplicativo novo, ou talvez por se tratar de um “beta” ainda, o software é um pouco pesado, da pra sentir a máquina processando um pouco mais para abrir o arquivo, nada comprometedor, mas vale a pena destacar.
É isso ai, saindo novas atualizações farei mais testes e postarei os resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *