Sorria: você está sendo enganado.

Uma coisa que tive oportunidade de fazer nessas férias foi assistir televisão, não apenas o básico ou coisas rápidas enquanto o almoço não está pronto, mas até mesmo passar quase o dia todo na frente da tv. Críticas e desperdício de tempo a parte, pude verificar muita coisa da tv aberta, programas distantes das grandes audiências, seus anunciantes e anúncios. Muito interessante e até pude aproveitar muita coisa, porém um fato interessante me chamou a atenção para alguns programas.
Nessa temporada de tv aberta pude notar que um canal “apareceu”, se não me engano, canal 24UHF. Esse canal apresenta uma programação diária dos produtos da Polishop, o famoso 1406 – seus problemas acabaram (piadinha já a muito desgastada do Casseta e Planeta). O que me surpreendeu foi a total falta de compromisso e em alguns casos até mesmo desrespeito com o consumidor.
Para ilustrar isso vamos pegar um de seus “campeões de venda”: Genius G-shot D1211 – 12Megapixels.
O apresentador, muito mal preparado e com erros grosseiros de português e uma postura terrível, apresenta essa câmera como sendo a solução definitiva em fotografia digital. A câmera possui boas características em uma digital, formato slim, visor grande, cartões de memória, faz vídeo com áudio, enfim, um produto até interessante, mas na sua principal característica existe um erro gravíssimo que é omitido: a câmera não possui 12Megapixels. Em nenhum momento o apresentador, ou uma descrição na tela, é apresentada avisando ao consumidor que esses 12Megapixels são interpolados, ou seja, criados por um programa interno da câmera. Para o usuário leigo falar em 12Megapixels interpolados ou não, dá praticamente no mesmo, a maioria não entende o termo técnico e por isso não sabe o que está acontecendo. A mais simples explicação é que os Megapixels indica a qualidade da câmera, quanto mais, melhor. Porém o que vale é a quantidade de Megapixels reais que a câmera possui.
Exemplificando, essa câmera possui 5.1Megapixels reais, dai para cima a qualidade fica questionável, pois o resultado será obtido por base em cálculos matemáticos, resumindo, será apenas uma simulação de qualidade e não a qualidade real da imagem.
A qualidade de 5.1Megapixels não é ruim, muito pelo contrario, é um tamanho muito bom inclusive para impressão (ou revelação como alguns estúdios insistem em dizer).
Existem dois erros gravíssimos na demonstração que a Polishop faz dessa câmera, o primeiro é o apresentador fazer referencia a uma Plotter como “impressora profissional”, sinto muito, Plotter é grande formato, não tem nenhuma relação com profissionalismo ou não, existem Plotters com todos os tipos de qualidade, assim como impressoras de pequeno formato. No caso o apresentador equivocadamente diz que para imprimir nessa “impressora profissional” você pode utilizar a Genius que a qualidade ficará perfeita, mesmo imprimindo um banner.
O outro erro, e dessa vez que pode induzir o consumidor a erro de fato, é ao apresentar a Genius o apresentador a compara com uma câmera digital profissional. Nesse ponto a demonstração apresenta um fato completamente equivocado ao comparar uma câmera de uso doméstico com uma profissional e falar que as duas vão obter o mesmo resultado. Acredito que até um consumidor mais desatento possa comprar a Genius achando que vai ter ótimos resultados, ele vai se surpreender caso consiga comprar com uma camera profissional.
Outro erro comum a Genius e outras câmeras, largamente apresentadas nos programas da RedeTV e Bandeirantes, é o tal do zoom digital e “não vai gastar nada com revelação”.
O primeiro ponto, zoom digital: Quem tem uma câmera com zoom digital e já experimentou algumas fotos utilizando esse recurso sabe que a possibilidade de ter uma foto de péssima qualidade é altíssima, mesmo assim, os vendedores continuam empurrando esse recurso como se fosse a meca da tecnologia, levando mais uma vez o desinformado consumidor a levar gato por lebre. Zoom só se for óptico, de verdade.
O segundo ponto é a tal da revelação. Vamos considerar o seguinte, no processo tradicional, a foto fica impressa em uma película sensível a luz, dai com agentes químicos, essa película revela a imagem, dai o nome revelação. Em fotos digitais a imagem está em um arquivo, não é necessário nenhum processo químico para exibir a imagem, porém se você quiser suas fotos em papel você precisa imprimi-las e de preferência em uma impressora que tenha qualidade semelhante à fotografia tradicional. Para facilitar os processos de compreensão alguns estúdios e laboratórios de revelação adotaram o mesmo nome para as duas coisas, assim, quando você “revela” uma fotografia digital, você não está fazendo nada mais que imprimir a fotografia em qualidade muito boa, semelhante à fotografia tradicional. Explicado esse ponto, acredito ser um erro gravíssimo quando os apresentadores falam que “você nunca mais vai gastar dinheiro com revelação”, pois se você quiser suas fotos digitais favoritas em um álbum ou no seu porta-retratos, você ira sim gastar dinheiro “revelando” as suas fotos digitais.
Quer uma dica legal? “Revele” as suas fotos em uma gráfica rápida, com certeza você irá se surpreender com os custos e a qualidade da foto, sem contar que gráficas rápidas ainda oferecem muitas opções em papel e qualidade.
No frigir dos ovos, acredito que as “autoridades” deveriam ficar mais atentas a esse tipo de publicidade, tem muita gente comprando uma coisa pensando que é outra e infelizmente por falta de informação, acabam sem saber que foram enganadas.

[p.s.]
Após a publicação deste artigo e de diversos outros (esse e esse, por exemplo) e muito provavelmente, depois do contato de diversas pessoas com o canal Polishop, o site e o anúncio foi alterado, colocando agora que os 12Mp são interpolados e retirando a comparação com uma câmera profissional, dando destaque a outros argumentos de venda, tais como praticidade de uma câmera digital, redução de custos, recursos de áudio e video e etc. Infelizmente o anúncio antigo ainda não foi removido, já tive oportunidade de assistir os dois anúncios recentemente.
Fico feliz por ter contribuído, mesmo que pouco, para combater essa pratica deplorável.

Comments

  • Olinto

    Caro amigo,
    Já espalhei para todos da minha lista de e-mails a informação desta câmera (a real) antes de ler seu artigo. O parabenizo por isso.
    Estou tentanto tambem enviar para a OAB, Procons e o orgão federal responsavel. Fico indignado com tanta malandragem. Abaixo copia do email que enviei para o canal de TV.

    Caros Senhores,

    Espero que estejam preparados para uma ação coletiva nacional contra a sua propaganda sobre a maquina digital Genius D1211 que informam em videos maravilhosos que ela é de 12 Megapixels (sem detalhar que é na verdade de 5.1 Mpixelscom interpolação até 12 Mpixels).

    Vou consultar os orgãos competentes (OAB, PROCON, SINDEC_Ministerio da Justiça, ETC) para sanar minhas dúvidas de CONSUMIDOR, antes que muita gente seja lubridiado por progandas inexatas. Se o CONSUMIDOR não pode ser respeitado, então vamos fechar este pais.

    Obrigado pela atenção,

    ESTE É O ANUNCIO DA MESMA NA INTERNET ONDE SE APRESENTA A VERDADE.

    Catálogo > Fotografia > Câmaras Fotográficas > Genius-G-Shot D1211

    Marca: Genius
    Resolução: 5,1 MP
    Genius-G-Shot D1211
    Câmara fotografica digital 5 MegaPixels
    Câmara fotografica digital com função 5 em 1 (foto, video, Webcam, Jogos, armazenamento). A nova câmara G-Shot D1211 da Genius, não é somente uma câmara digital com estilo, mas também o pode manter entretido para que não se chatei, inclui 4 jogos.

    € 129,00 (129 euros

  • Olinto

    Caro Henrique,

    Entrei no site da Polishop hoje e vi que mudaram o anuncio. Colocaram em letras pequenas 5.1 Mpixes e em garrafais ATÉ 12 MEGAPIXELS INTERPOLADO.

    Veja no site abaixo:

    http://www.polishop.com.br/is-bin/INTERSHOP.enfinity/eCS/Store/pt/-/BRC/chuck_Produto-Visualizar?ProductSKU=20170

    Como me dá prazer freiar estes aproveitadores. Eu deveria trabalhar no Procon ou qualquer orgão fiscalizador dos direitos do consumidor, me daria maior prazer.

    Um abraço
    Olinto

  • apimente.br

    Esse é um problema sério da publicidade. Se aproveitam de desconhecimento por parte dos compradores para tentar vender produtos de pouquíssima qualidade. Mesmo colocando em letras garrafais que é resolução interpolada poucos vão saber o que isso quer dizer. Além disso, a qualidade das fotos tem uma dependência muito grande do conjunto óptico…
    Outra área onde isso é muito comum é nos aparelhos de som; se anuncia aparelhos domésticos com 600, 800 ou mesmo 1000 W PMPO, só que não se explica como essa medida de potência PMPO é feita. Não se leva em consideração nem o bom senso nem a física, em uma sala de 60 metros cúbicos 5W por canal (em caixas acústicas razoáveis) é perfeito para uma audição razoável.
    A melhor definição que eu conheço para PMPO é: Potência Musical Para Otário.
    Se dependermos das “autoridades” para freiar isso não teremos muito resultado… enquanto não houver um código de ética respeitado e sem espertezas o consumidor será sempre a vítima.

  • edmar serrou camy

    Parabéns! Era a informação que eu estava procurando. Eu já estava desconfiado desses 12 megapixels e fui pesquisar.

  • Raphael

    Quase comprei essa camera, mas resolvi antes procurar informações na net sobre a diferença de cmos , ccd e q diabos era esse troço de mp interpolados… tá aí a resposta. Mto obrigado!

  • André

    Eu também logo desconfiei desses 12 megapixels.
    Porém tem algo que vocês passaram desapercebidos, mais uma coisa para enganar trouxa!
    Esta câmera possui lentes CMOS, que é um grande porcaria!
    Já tive em mãos uma de 3 mpx que tinha uma qualidade simplesmente terrível, parecia foto de celular.
    As câmeras boas possuem lentes CCD.
    Vamos dizer assim: uma câmera de 2 mpx CCD é muito melhor que uma de 5 mpx CMOS 😉

  • Maurilio

    Parabén pelo seu artigo que considero de extrema importancia para pessoas desinformadas e que se iludem com promessas mirabolantes destes anúncios. Gostaria também de realçar o fato que ocorre nos anúncios da tecpix, muito comum em programas da redetv, band e sbt: O anunciante diz sempre que o comprador além de não gastar com revelação não precisará de um computador, já que pode ver as fotos direto na tv. Fico me perguntando, de quanto será o cartão de memóra que acompanha essa máquina? Ou o objetivo deles é de que colecionemos cartões de memória? Ou o comprador terá que gastar dinheiro pagando alguém para gravar cds periodicamente para assistir no dvd player. Sabemos que não é isso. O objetivo deles é atingirem com suas vendas a grande massa da população que não possui computador e acaba se iludindo com os parcelamentos “sem juros”. Pelo preço de mil reais que eles a vendem conseguimos comprar cameras realmente muito boas.

  • Muito bom seu artigo. A primeira vez que assisti o anúncio na TV fiquei impressionado quando o apresentador falou em 12 megapixels (até então nunca tinha ouvido falar nesta capacidade). Notei hoje o anúncio no meu web mail e foi até o site verificar. Então notei a letrinha minuscula com 5.1mb. Esse pessoal as vezes estrapolam nos anúncios. Parabéns, por alerta os consumidores.
    Encontrei esse artigo no google. Procurando por interpolados, pois não sabia do que se tratava.

  • luis gonzaga gomes

    Muito bom seu artigo, mas tenho que lembrar que as tvs, depois que inventaram o controle remoto, internet, dvd, etc, estão cada vez mais vivendo de vender porcaria, porque as empresas sérias estão abandonando os comerciais convencionais. E a tal da Tekpix?? Até as tvs por assinatura tem propagandas quilométricas dessas drogas que a Polishop e similares vendem. O caso é o seguinte: Os caras arranjam um produto que vale 10, gastam 40 em propaganda e vendem por 100!!! Lembro que até 1 ano e meio atrás, vendiam aquela camerazinha, do tamanho de uma caixa de fósforo, que tinha um sensor cmos de 0.3 mpixel, sem lente e sem nada por 12 prestaçoes módicas de 29,00 reais (350 paus por baixo) e hoje o brinquedinho ainda é vendido por aí por 40 reais…

  • Carlinhos

    Esta Câmera me encheu os olhos, quase caí no golpe novamente, à poucos meses atráz comprei uma TEKPIX 3.1 MP acabei levando uma ferrada daquelas.
    Muito obrigado amigo, você me salvou.
    Vamos lutar contra esses picaretas.

  • José Nascimento

    Muito bom amigo,
    Este é o trabalho que merece elogios, pois evita que se caia em mais promessas; e de promessas já estamos cansados!
    Grato pela informação,
    José

  • Edmar

    Você não vai acreditar. Entrei hoje na Internet na intenção de conhecer um pouco mais sobre a máquina digital Genius D1211. De tanto assistir ao programa da Polishop, me interessei e estava ponto de comprá-la. Como não sabia onde encontrar informações sobre ela digitei o nome no google. E caí aqui, na sua página, graças à Deus.
    Aliás, uma vez liguei pra um que anuncia uma filmadora, num programa do SBT. O apresentador diz que não é necessário ter computador para assistir aos filmes e que basta conectá-la diretamente na TV. Perguntei então à atendente quantas filmadoras seriam necessárias para se ter filmes de todos as nossas festas, porque depois de filmado, no mínimo você precisa descarregá-lo dentro de um CD e pra isso só tendo um PC ou pagando alguém pelo serviço.
    Parabéns pelo alerta e muito obrigado.
    Abç,
    Edmar

  • Oi… cai neste roubada! Comprei a máquina a pouco dias… A máquina é uma porcaria! Logo vi que a resolução não era aquilo tudo! As funções são terríveis, não tem muita opção! O Flash por exemplo não fica ativo, a cada foto que eu tirar, preciso re-ativar. É um stess. Deixo de tirar fotos por causa disso. Na resolução mais baixa, somente cabe 40 fotos e não 189 como dizem!

    Pretendo devolver, mas não sei como! Você poderia me ajudar?

    Obrigada
    Vanessa

  • Leandro Augusto

    Gostaria de pedir a gentileza de comentar a respeito dessa camera Genius G-Shot D1211! eu efetuei a compra da mesma e n gostei dela devido o armazenamento demorado da foto, em torno de uns 5s e se eu visualizar a foto ela desliga o flash. eu n tenho o cartao de memória dela n sei se é por isto que ela é tao lenta alguem saber me dizer a respeito? detalhe.. ela só armazena a foto rápida se eu usar a opção ” MACRO ” mas a mesma n usa flash. aee.. de q me adianta.

  • Ana

    Oi eu gostei muito da sua publicação!!!
    O meu pai comprou essa camera muito boa com o cartão de memoria e tudo mais gostei dos filmes pq eu não preciso de uma camera profissional ela ja ta muito boa alem dos detalhes dela ela é lindinha toda bonitinha…..
    Otimo ate ai tudo bem…..
    Hoje uns amigos vieram aqui pra jantar agente tirou umas fotos e tudo mais ficou show, eles foram embora e eu fui passar as fotos para o pc ate ai a maquina tinha sido desligada com as pilhas novinhas alcalinas, só q ela não ligou mais…..
    Não entendi nada não ligou estou rezando pra ela funcionar amanhã pq ela não ta nem ligando.
    Se vc souber como eu posso sanar isso ou devolver ou mandar pra assistência
    por favo me ajude.
    Desde já agradeço!!!!

  • Parabéns pelo maravilhoso comentário é tudo verdade o que diz, esse comercial é um abuso e um deboche ao telespectador, irei repassar a todos meus contatos seu texto para que mais pessoas acordem e não comprem essa mentira. Aquele gordo asqueroso mente com uma facilidade e o pior não conhece o produto que vende.

  • wesley

    tava quase concluindo minha compra da genius g shot, mais vi que é pura ilusão ufa se não fossem vcs eu tava ferrado. obririgado

  • jocajol

    É chato ser enganado. E fui.
    Levei osga por lebre.
    Mas tenho certeza que eles quebram; embora isso ocorra depois da pobre da GShot e do meu bolso atingido em cheio.
    NÃO PRESTA COMPRAR PELA TV NÃO PRESTA COMPRAR PELA TV NÃO PRESTA COMPRAR PELA TV NÃO PRESTA COMPRAR PELA TV NÃO PRESTA COMPRAR PELA TV NÃO PRESTA COMPRAR PELA TV
    NÃO PRESTA COMPRAR PELA TV NÃO PRESTA COMPRAR PELA TV NÃO PRESTA COMPRAR PELA TV NÃO PRESTA COMPRAR PELA TV NÃO PRESTA COMPRAR PELA TV NÃO PRESTA COMPRAR PELA TV
    NÃO PRESTA COMPRAR PELA TV NÃO PRESTA COMPRAR PELA TV NÃO PRESTA COMPRAR PELA TV
    Não comprem a partir de propaganda – enganosa 99,999999999999% dos casos – realizada em anuncios de TV.

  • Isabel Gomes

    Socorro cai no golpe da maquina como posso pedir a devolucao do meu capital.

    Obrigada, aguardo resposta.

  • Mônica Freire

    Esta camera é uma porcaria!!
    consegui fotografar 30 vezes e agora estou tentando transferir as fotos para o computador e não consigo. O CD de instalação não é compatível.
    a resolução é péssima.
    Fui enganada!!!! viva o shoptime!!!!
    não comprem, é propaganta enganosa

  • Fabio

    Apesar de ser um comentário um pouco tardio, é só uma observação, ao contrário do que foi afirmado em seu post a revelação de fotos digitais existe com processos químicos e tudo que vc puder imaginar, e pq disso? Por mais qualidade que possa atingir numa impressão elas ainda são feitas com micro gotas de tinta que gera granulação da imagem, na revelação química não pois é um processo homgêneo. Ainda assim o máximo de definição que se conseguiu numa impressão de alta qualidade em papel fotográfico foi de 150 dpi, ja na revelação química é sempre feita em 300 dpi.
    Na revelação química, qdo se usavam películas de filme, as imagens eram projetadas no papel fotográfico através dela, atualmente as máquinas de revelação de fotos digitais convertem a imagem para negativo (veja bem, não disse que transforma em película) e projeta no papel fotográfico e faz a revelação química.
    Se tiver dúvidas ainda, pesquise por Frontier da Fuji ou Noritsu da Kodak, ambas máquinas de “revelação” de fotografias digitais.

  • Celso de Varginha MG

    Comprei a genius 12 mpxl sabia que era apenas 5mpx , o que eu não sabia é que as fotos sae todas cor negras mesmo passando no editor elas continuam negras ,,, comprei por 660.00 c0m catão incluso de 1 mpx na Magasine Luiza , fiz comparação com uma marca qualquer de 3mpx deu de 3 a 0 na genis em qualidade

  • Ezequias

    Meu caro!!! Parabéns pelo seu artigo…Pena que não pude vê-lo antes de comprar esta G-SHIRT*.
    Tem que ter muita paciência:
    1- após tirar uma foto com flash, tem que aguardar 5s até voltar a tela.
    2-antes, para carregar o flash aguardar 10s
    3- antes de tudo isso, para ligar a máquina vai mais 6s
    Se pretendo fotografar um momento muito interessante, tenho que adivinhar que ele vai acontecer, para dar tempo de eu ativar o flash antes.È só pode acontecer uma vez…porque na segunda…até ativar de novo…era uma vez uma G-SHIRT
    O audio do video então…huuumm…é uma ¨%$¨&%¨$#¨$%¨(*&&*&¨¨%!!@#$…entendeu?? Nem eu!! Não dá para entender nada….

    As pilhas então??? não dura muito tempo. Também…só pra carregar o flash consome toda energia.

    Resumidamente: NÃO COMPREM ESTA CÂMERA G-SHOT OU MELHOR G-SHIRT

    *tradução “GRANDE MERDA”

  • mayara

    essa camera ferrou a minha vida

  • mayara

    merda

  • mayara

    pessoal agora vou falar serio ganhei essa camera genius G-shot o ano passado +- 28-12 bom eu achei estranho pois o flech nao valia nada mandei na conctiva para conserta-la ai depois de quase 60 dias a beleza veio.Cheguei em casa fui tirar foto pois a camera e demais ne como vimos na tv ai a foto ficou uma merda mais uma merda mesmo ai o poblema era na claridade eu tentava de tudo colocava a foto no maximo que escuresia voce olhando antes de bater a foto estava escuro quando voce vai ver a foto esta TOTALMENTE branca entao mandei na conctiva denova depois de +60 dia a merda volta e la na conctiva mesmo ja testei a bosta estava a mesma merda a propria dona da conectiva disse aque a qualidade da camera que era ruim mesmo por isso nao adiantava mandar denova para eles arrumar porque a camera que é ruim mesmo >Ficou assim mesmo eu nao a uso de verdade meu pai pagou caro e ela esta jogada dentro do guarda-roupa para as baratas ver se tira alguma foto descente porque ja vai fazer 1 ano agora em dezembro e eu mayara cosmos nao tirei nenhuma foto descente por isso o que voces poderem me ajudar para ter provas sei la que tudo o que eles sobre a camera é mentira voces entra em mayaracosmos@yahoo.com.br porque eu estou disposta a entra com um processo contra geniusG-shot valei galera e ha nem pense em cair nessa viu comprar essa bosta de camera

  • Alves

    Que decepção, gente tirar foto a noite com esta Genius G-Shot D1211 é uma G-SHIRT mesmo de verdade…. sai tudo escuro, com o flesh que demora um monte, para ver o rosto da pessoa é necessário ter olhos bionicos, mesmo assim os olhos saem vermelhos, outras saem só um clarão. Como me arrependi de compra-la. Não comprem… essa como diz meu colega ai de cima G-SHIRT….

  • alves

    Gente vcs falaram tudo que estava no meu amago..sem poder didvidir isso com niguém…agora ja mandei o artigo para todos os amigos, que tinha no meu e-mail, pois essa G-SHIRT é uma &¨%$#@@@#%&*()^:}?>?$#@!”!!!! Odeio ela a noite as fotos ficam negras e nem o photoshop faz milagre desse tipo, e o flash da pra chorar do desespero de perder o momento feliz pois até voltar o memo a festa acabou……….
    NÃO COMPREM A GENIUS G-SHOT D1211

  • Adilson Duarte

    A Genius G-Shot é um blefe. Pelo alto preço achei que se trata-se de um produto de qualidade,mas fui feito de otário.Achei que eram 12 mp reais de resolução e não entendi nada quando soube da verdade,isso foi uma tremenda sacanagem. Paguei o preço de três máquinas digitais ao comprar “isso”.

  • Flavi

    Pessoal pelo amor de Deus me fala como ligar essa meleca de flash

  • geraldo

    A Polishop enganou muita gente com esta porcaria desta câmera digital G-Shot D1211, espero que ninguém mais confiem em suas propagandas mentirosas,pois eu caí nesta cilada.

  • geniele

    eu tenho uma camera dessa, é uma merda!!!!!!!!!
    fotos a noite entao nem pensar

  • aline oliveira

    acho legal mais como diz minha vó uma unica andorinha não faz verÂo então boa sorte

Leave a Comment