Após 14 anos com meu site hospedado na Hostgator, eu fui levado a mudar de hospedagem meio na correria.
Algumas semanas atrás eu recebi um email da hospedagem falando que haviam ajustado os planos para a minha hospedagem de acordo com o meu consumo e limites que eu havia ultrapassado.
Aí eu pensei: “Limites? Que limites? Quem tem limite é município e meu plano é ilimitado.”
Bom, era ilimitado.
Em algum momento eles mudaram os planos e o que era sem limite, ficou bastante limitado.
Parece que eles aprenderam bem com as operadoras de celular que vivem oferecendo planos ilimitados com limite (nunca entenderei).
E não que eu estivesse feliz e satisfeito com o jacaré hospedeiro, muito pelo contrário.
A performance nunca foi boa, sempre estavam desatualizados tecnicamente e o servidor cai constantemente, mas pelo menos era barato.
Nesse email, com os ajustes todos, a proposta era aumentar 3x o valor que eu pagava na hospedagem. Adios muchachos, estoy a partir!
Ai uma nova novela começou que era migrar meu site de um lugar para outro.
Fui na opção mais direta que era gerar um arquivo de backup para copiar para a hospedagem nova. Simples e direto.
Fui todo feliz, apertei o botão de backup e recebi uma mensagem dizendo que quando o backup estivesse pronto eu receberia um email. Esse email nunca chegou.
Ai foi aquela coisa, entrar em contato com suporte nível 1, nível 2, nível 3 … até achar alguém que resolvesse o problema. Coloca aí na conta umas 2 semanas pra resolver um backup.
Acho que fazem esse tipo de manobra pra tentar dificultar e manter as pessoas pagando caro por um serviço ruim. A preguiça meus amigos, é capaz de coisas inimagináveis.
Mas depois com o backup feito foi realmente muito simples migrar para uma nova hospedagem. Foi tão simples que eu me arrependo de não ter feito antes quando os problemas começaram, anos atrás, com quedas e lentidão.
De tanto olhar o site e o portfolio, eu fico com aquela vontadinha de mudar tudo de novo. As vezes bate a pergunta “pra que?”, mas é pra mim mesmo. Faz anos que nem acompanho estatísticas de acesso dos meus sites.
Simplesmente não importa. Quem viu, viu e é isso.
Esses sites nunca foram fonte de renda ou divulgação mesmo. Pelo menos não organicamente.
Mas tenho planos para esse espaço.
Por exemplo, subir algumas galerias de fotos de viagens que fiz e adaptar os roteiros dos vídeos que estou fazendo para o canal do YouTube no formato de posts para o blog.
Talvez algum post sobre a aventura de ter um canal do YouTube, processos técnicos e por ai vai.
Em teoria isso poderia/deveria até trazer alguns views para o meu canal, mas não estou nem contando com isso como uma grande estratégia.
Também tive péssimas experiências com a Hostgator. No fim, optei pela indie web para hospedar o meu blog pessoal (e anônimo). Aliás, sobre o post, não se preocupe com o YouTube – tenho a sensação de que quem visita um blog definitivamente não quer consumir conteúdo em vídeo ou ser redirecionado para um canal de vídeos, hehe. Saudações!
É eu já vinha tendo problemas a muito tempo, mas quando beliscou o bolso, aí cruzou a linha.
Bom a ideia de postar os vídeos do meu canal do YouTube aqui seria postar os roteiros/scripts em forma de blog/texto mesmo, mas com o link para o vídeo, caso a pessoa tenha interesse.
Eu ainda consumo muitos blogs, mas gosto bastante de vídeo-ensaios e outras produções em vídeo.
Fiquei surpreendida! Não fazia ideia de que os sites de alojamento podiam “mudar as regras” a meio do jogo! É completamente absurdo alterarem os planos dos atuais clientes!
Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Infelizmente acredito que sim, ainda mais se tratando de uma empresa estadunidense.
No Brasil eu sei que isso não seria permitido sem um novo contrato e com as coisas bem claras.
A qualidade já estava muito ruim, então foi a gota d’agua pra sair mesmo.