Ele está voltando: Prepara-te.

Bem que esse poderia ser um título interessante para um daqueles cultos apocalípticos e sombrios, porém, a verdade é que o Internet Explorer está voltando com uma nova versão, e quem bobear, pode ficar para trás ou ser atropelado por essa atualização.

Pesadelo para uns, paraíso para outros, o Internet Explorer é um dos softwares mais polêmicos que eu já tive o contato. O fato é que seja qualquer que for a sua opção pessoal, não dá para ignorar o fato que, atualmente, ele detém mais de 80% da preferência do usuário, ou seja, querendo ou não seu site será visitado por pessoas que utilizam o IE.
Após muitas batalhas judiciais e o aumento da concorrencia no mercado de browsers, a Microsoft finalmente lança uma versão moderna do seu navegador. Esse lançamento está previsto para ocorrer até o final de 2006, mas as versões de teste já estão disponíveis desdo final de 2005.
Acompanhando o blog do Internet Explorer e analisando as versões de teste, vemos que o IE foi praticamente todo refeito. Um bom trabalho de pesquisa de campo deve ter sido feito e alguns recursos, que para muitos não é nenhuma novidade, vão chegar à grande massa da internet.
Muitos usuários vão conhecer pela primeira vez, a facilidade das abas, a versatilidade das dezenas de extensões que já estão sendo criadas e muitos vão conhecer recursos pouco explorados como RSS, SVG e outros detalhes.
Para os desenvolvedores, a perspectiva é boa, já que a preucupação da Microsoft em criar uma ferramenta competitiva é grande. Daí, finalmente temos uma implementação boa dos padrões web, CSS, XHTML e para a maioria dos designers o tão esperado suporte ao PNG 32bits, com transparencias reais e maior qualidade gráfica.
As notícias são boas, mas nao para todos.
Assim como diversas pessoas ignoram o fato de que um novo e remodulado Internet Explorer está chegando, muitos desenvolvedores sequer instalaram o Mozilla FireFox para ver como seus sites se comportavam nele, ou se fizeram isso, muitos nao corrigiram ou ignoraram o fato que algumas pessoas utilizam o FireFox como seu navegador.
Esse problema vai ser generalizado, tendo em vista que por alguns testes que eu fiz, os sites compátiveis com o FireFox vão ser muito próximos dos sites compátiveis com o IE7, e para o desespero de alguns, muitas das coisas que somente funcionavam para o IE6 vão deixar de existir. Essa turbulencia é que vai deixar muita gente de cabelo em pé.
A grande pergunta que fica é: Quanto tempo vou ter, após o lancamento, para que eu atualizar meus sites ?
A resposta não dá para precisar, mas alguns fatos já são conhecidos.
A Microsoft já anunciou que o IE virá em uma atualização automática, ou seja, no momento do lançamento, grande parte dos usuários vão ter o IE novo automáticamente instalado. Outro fato importante é que a Microsoft costuma ser muito agressiva em seus lançamentos e com certeza esse não será diferente.
O meu palpite é que esperar o lançamento para então verificar se seus trabalhos ainda são compátiveis, é impraticável.
Melhor é verificar agora, tentar corrigir o que for critíco e esperar até o lançamento.
Essa também é uma boa hora para fazer uma boa avaliação se o que voce sabe é o suficiente para esse novo mundo de browsers modernos e clientes cada vez mais diversificados e exigentes.