Where we go again …

Fui dar uma olhada, desde 2015 que não postava nada aqui. Aliais, muito tempo que nem abria o site. Estava desatualizado, abandonado.

Claro, entre esse tempo de hiato, postei basicamente coisas do meu portfólio, mas o blog mesmo, ai se vão 6 anos.

Então depois de uma pequena faxina, atualizações e um pequeno tapa no template do blog, estou cá de volta.

Essa volta é meio uma resposta para algumas conversas e reflexões sobre como a internet é hoje. Sempre falei um pouco sobre o momento da rede, e como afeta a minha vida e as minhas percepções. É bem interessante ver que a evolução nem sempre é para melhor, mas da pra traçar um paralelo a urbanização. Urbanização talvez seja um termo bem apropriado.

Quando a internet começou parecia mesmo uma grande área rural. Cada um tinha o seu terreno, muito difícil comunicar e distantes uns dos outros. A coisa foi evoluindo para um vilarejo, uma cidade pequena e agora vemos grandes centros.

As pessoas foram empurradas para grandes condomínios fechados, restritos, que oferecem uma certa segurança e estrutura, mas nem sempre as regras sao claras ou justas. Nessa gentrificação online, aconteceu algo muito similar: Ao invés de ter uma home-page ou um blog, as pessoas foram empurradas pra as grandes redes sociais. Tal qual um condomínio que ficou caro demais, as redes sociais – que pareciam uma ótima ideia – agora parecem ser um ambiente travado, limitado, onde os usuários são meros alvos de publicidade.

Bom talvez a volta e a saída da bolha das grandes redes sociais seja pra recuperar um pouco a qualidade de vida de morar em algum lugar com mais espaço e mais liberdade criativa.

Vamos ver.