20 anos de ZHP

20 Anos de ZHP

No longínquo setembro de 2002 eu registrava esse domínio aqui. Era um mundo totalmente diferente, uma internet totalmente diferente.

Tem gente que classifica anos de internet como anos de cachorro, algo tipo cada ano na internet equivale a 5 anos, o que colocaria meu site com o peso de 100 anos.

Não existia nada do que hoje é comum, blogs e home-pages era o que dominava a internet e o mais próximo que existia de redes sociais eram forums e “networks” de links entre os blogs.

Orkut? Não.

Facebook? Não.

MySpace iria surgir só dali um tempo e nunca foi grandes coisas no Brasil.

Mas recapitulando o que eu escrevi no post de 10 anos, eu precisava de um laboratório online e um lugar para manter as minhas coisas e portfólios on-line. Na época serviços apareciam e desapareciam a todo tempo, tudo era muito limitado e cru. O tal do “era tudo mato quando eu cheguei” descreve bem essa época.

Então com uma pequena gambiarra e um CPNJ emprestado de uma tia minha, registrei esse domínio. Lembro que já estava tentando a tempos, mas era tudo muito burocrático e não dava pra contratar uma empresa para fazer isso.

É bem estranho pensar na internet daquele momento, como ela se desenvolveu depois e contraiu.

Sim, pra mim a internet hoje em dia é muito menor do que já foi um dia, mesmo considerando que tudo está conectado e se consome via internet, a parte de ~surfar a internet já não é mais a mesma.

Tudo está concentrado em meia duzia de redes sociais e sites de grandes grupos de mídia. Atualmente sites e blogs pessoais são considerados “deep web”, o que pra mim soa até um pouco ofensivo. Internet profunda? O que isso quer dizer?

Bem a imprensa nunca soube lidar direito com a internet e depois, quando tudo ficou conhecido e divulgado, a classificar internet em níveis. Tipo redes sociais e portais de notícias são as praias da rede e dali pro “fundo” é tudo misterioso e perigoso.

Para não passar totalmente batido, eu usei algumas semanas pra dar uma renovada no visual do meu portfolio fotográfico. Estava usando para treinar React e com um objetivo e prazo fica bem mais legal.

Muito obrigado a você que chegou até aqui, lendo algo em um blog/site pessoal tal qual os Babilônicos faziam nos primórdios da rede mundial de computadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.