McDonald’s Live-Action

Esses dias alguém compartilhou a foto de um brinquedo do McDonalds, não daqueles brindes, mas a lanchonete era o brinquedo.

Me trouxe lembranças na hora pois um primo meu tinha esse brinquedo.

Ele tinha as chapas, fritadeiras, caixa registrdora, sorvete e até as tortinhas. Tudo com um grande cuidado aos detalhes e bem bacana. Não era um brinquedo barato, muito pelo contrário. Aliais se fosse algo que você iria colecionando as partes com os brindes do Mc Lanche Feliz, seria até mais interessante.

Por ser um brinquedo caro a primeira coisa q eu pensei foi “poxa, o pessoal ta cobrando por uma propaganda e dando ela pros filhos brincar”. Algumas pessoas podem levantar a idéia que se está adestrando as crianças para serem subservientes do da grande máquina capitalista, existe esse efeito, mas também o da normatização, o McDonalds vira parte do dia-a-dia das crianças podendo criar até mesmo fãns da empresa.

Fãns de empresa são complicados por que mudam a relação de consumo. O fã é dependente e nessa relação a empresa tem espaço para não focar tanto na qualidade dos produtos e apenas a manter os fãns por perto (oi Apple 😘).

Os anos 80/90 foram meio malucos, acredito que hoje em dia isso não iria acontecer, ou provavelmente teria um barulho muito grande se uma rede de fast-food com comida altamente complicada, ficar empurrando seu marketing para crianças.

Alguns anos depois eu pude brincar novamente de Lanchonete do McDonalds, mas dessa vez na versão live-action.